Thursday, March 31, 2005

Português... ou não

O que faz falta é educar a malta!!!!

Pois é, meus queridos... hoje decidi debruçar-me sobre o presente estado da língua portuguesa... É que se ouve cada coisa....

Eu supunha que os órgãos de comunicação social tinha um certo dever de educar a malta, mas pelo que se vê, ando a mudar de ideias... Tá bem que, uma vez que “bué” já consta no dicionário e essas coisas todas, se pressupõe um bocadinho de à-vontade a falar e a escrever... mas cá na minha modesta opinião, comprem correctores ortográficos, meninos da TV...

Já é dado adquirido que a língua de Camões é traiçoeira, mas não era preciso dar-lhe o destino famigerado do olho do mesmo... Os famoso “seijamos” e “esteijamos” que inundam os nossos dias, aliados aos sempre presentes “perca” e “prontos” precisam de ser reavaliados... sim, gente? Fachavor...

Mas agora deixo-vos com algumas das minhas terminologias preferidas... Bem ao jeitinho da população!!!

1 – salchicha (esta tá mesmo no cimo do top... por questões pessoais)
2­ – áuga (áuga fria, da ribeira)
3 – mensa (leia-se menza; aquilo onde se põem os pratos e copos e tal e coiso)
4 – gentes (como em “a gentes vamos ao cinema”)
5 – é assim (agora tá na moda começar as frases todas com “é assim” ou a sua variação “isto é assim”)
6 – portantos (sem comentários)

Se entretanto me lembrar de mais coisinhas giras volto....

Inté

(Eu até sei que escrevo tá e tamos e tou e outras coisas do género e este post não é armado ao inteligente... mas é que estas coisas arrepelam-me os cabelinhos da nuca... Não me levem a mal, ? : ))) )

No comments: