Monday, April 16, 2007

Definições part VII

Voltando ao serviço público.

greve

do Fr. grève

s. f.,
suspensão voluntária, colectiva e temporária do trabalho por um conjunto de pessoas por motivos de ordem laboral; paragem voluntária, colectiva e temporária de uma actividade por reivindicações de vária ordem ou por protesto (greve estudantil ou parede, greve de fome).

equinócio

do Lat. aequinoctiu

s. m.,
momento do ano em que os dias são iguais às noites;

Astr.,
ponto da órbita da Terra em que se regista uma igual duração do dia e da noite, e que ocorre nos dias 21 de Março (equinócio da Primavera) e 23 de Setembro (equinócio do Outono).

academia

do Lat. academia < Gr. Akademía < Akádemos, n. pr.
s. f.,

lugar, escola onde se ministra instrução; escola de ensino superior; corporação de sábios, artistas ou literatos; a corporação dos estudantes de qualquer estabelecimento de ensino médio ou superior; sarau instrutivo e recreativo; ant., seita dos filósofos académicos (escola de filosofia platónica).

De nada, sempre às ordens.

2 comments:

Little Tomato said...

PERDÃO??? Tens de explicar melhor as origens desse serviço público e a escolha das palavras em questão!!! A malta fica a apanhar do ar!!!

perdigota said...

As palavras são escolhidas ao acaso, minha querida... As origens do serviço público são, tão somente, a minha preocupação natural pela sapiência da Humanidade e o bem maior!! Ah pois é bebé!